Home

Hospital Dia

O Hospital Dia Rita Bacelar Palhano é indicado a pacientes que necessitam de acompanhamento médico, psicossocial, ocupacional e medicamentoso, sem indicação de internação integral e sem crise aguda.

A proposição de Hospital Dia para saúde mental existe, no Brasil, desde a década de 60. Sua utilização nessa área justifica-se como: 1) alternativa à hospitalização psiquiátrica; 2) continuidade à internação integral; 3) extensão ao tratamento ambulatorial; e 4) reabilitação e apoio a crônicos.

Atualmente, o atendimento é semi-intensivo, ou seja, o paciente frequenta a clínica durante o período diurno (8h às 16:30h), três vezes por semana, passando o restante do dia, noite e finais de semana (sábado/domingo/feriados) com a família e a comunidade onde reside.

Nessa modalidade, realiza-se assistência médica (em geral, uma vez por semana, a depender da condição do paciente e de intercorrências), terapia medicamentosa em conformidade com a prescrição médica, terapia de grupo, terapia ocupacional e oficinas profissionais, educativas e/ou de arte, além de outras programações. São oferecidas as refeições balanceadas do dia, como café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

Os familiares e responsáveis também são orientados, no Grupo de Apoio à Família – GAF, sobre como lidar com a doença do paciente, sobre a importância de observar as recomendações médicas e sobre como oferecer um ambiente mais propício à saúde mental do paciente.

Copyright 2014 © Instituto Ruy Palhano. Todos os direitos reservados. | Design by Maismar Web